Anchova, Mais Sobre Esse Tipo de Peixe

Muitas pessoas não podem escutar a palavra anchova que já sentem vontade de comer pizza. Afinal de contas, este pequeno peixe acabou se tornando uma das coberturas mais populares desta comida tão adorada pelos brasileiros, especialmente em determinados estados, como o de São Paulo.

A Anchova, antes de mais nada, é um peixe que pode ser chamado de variados nomes, incluindo enchova, manjuba, piquitinga, pititinga e anchoveta. Trata-se de um  peixe actinopterígeo da família Engraulidae, à qual pertence o biqueirão, geralmente de menor tamanho.

Publicidade:

Este peixe acaba sendo considerado muito comum em determinadas regiões do planeta, tais como Peru e Chile, sendo que nestes locais costumam acontecer algumas das principais pescarias específicas de anchovas, que deve ser feita inclusive para que as pessoas consigam controlar a população de peixes local. Em determinados anos a quantidade de peixes pescados chegam as 12 toneladas.

Apesar das anchovas serem encontradas em uma maior abundância nestes locais citados acima, este tipo de peixe pode ser encontrado facilmente em todos os oceanos do mundo. A grande concentração também pode ser encontrada em locais como águas temperadas e em menores concentrações em águas frias ou mares que possuem temperaturas muito quentes.

As anchovas podem ter tamanhos de corpo bem variados mas as maiores não costumam passar dos 40 cm, enquanto que as menores acabam sendo do tamanho de 2 cm. De um modo geral elas também costumam apresentar uma boa variedade quando o assunto é formato do corpo.

Este peixe acabou se tornando uma verdadeira pérola nos últimos anos quando o assunto é alimentação dos humanos, já que diversos estudos foram publicados afirmando que ele oferece uma grande quantidade de benefícios para o organismo de um modo geral. Mas muitas pessoas ainda resistem em comer anchovas, especialmente em virtude do seu sabor, que costuma ser muito mais acentuado do que a grande maioria dos peixes consumidos no dia a dia.

 

Dicas relacionadas: