Arenque, Peixe de Água Salgada

Publicidade:

Os peixes de Arenque são pequenos peixes considerados gordurosos, e a gordura está dispersa por toda a sua carne, é um peixe do gênero Clupea e são encontrados nas águas temperadas e rasas das regiões do Atlântico Norte, bem como também no Mar Báltico e o Pacífico norte.

São três espécies do Peixe Arenque que existem na natureza, mas a mais abundante é a do arenque do Atlântico. Estes peixes geralmente se deslocam em grandes cardumes chegando nas costas da Europa e na América do Norte durante a primavera, onde são capturados, posteriormente salgados e defumados em maiores quantidades.

Os predadores comuns dos peixes de Arenque.

É importante citar que dentre todos os predadores de arenques adultos, podemos citar as aves marinhas, bem como os golfinhos, marsuínos, leões marinhos, focas, e os humanos. Peixes maiores como o tubarão, o atum, o linguado gigante, entre outros tipos de peixes se alimentam também dos arenques adultos.

Com relação aos seus hábitos alimentares podemos citar:

Com relação aos hábitos alimentares dos arenques juvenis, é importante citar que eles se alimentam dos chamados fitoplanctons, e quando adultos começam a se alimentar dos organismos maiores.

Os copépodos bem como outros crustáceos minúsculos são os seres vivos que servem de alimento para os arenques.

Nos períodos de luz do dia, os arenques procuram por um refúgio de forma segura das águas profundas, vindo para se alimentar na superfície somente durante à noite, quando existe uma chance menor de predação. Eles ainda nadam juntos com as suas bocas abertas, filtrando assim o plâncton da agua que passa por suas brânquias filtrando assim o oxigênio.

Na culinária o peixe é conhecido como fonte de alimento desde 3000 anos antes de Cristo, e existem várias formas de se servir o peixe e uma infinidade de receitas diferenciadas regionais. Eles podem ser servidos de forma crua, em conserva, ou desidratados por várias técnicas.

 

Dicas relacionadas: