Aruanã-dourado, Peixe de Água Doce

Os peixes aruanã dourados são as várias variedades de peixes de água doce do gênero Scieropages. Podemos citar que algumas das fontes diferenciam estas variedades em diversos tipos de espécies, enquanto que com isto, outras consideram várias estirpes que pertencem em uma única espécie.

Estes peixes contam com vários outros nomes comuns, como por exemplo os língua óssea asiático, ou peixe dragão, devido a característica de sua carapaça.

O peixe é nativo do sudeste asiático, e o aruanã dourado habita rios de águas escuras que correm através de florestas pantanosas e áreas mais úmidas. Estes peixes adultos se alimentam de outros peixes, enquanto que os juvenis se alimentam mais de insetos.

São peixes muito populares em aquários e tem um significado especial e culturalmente falando para os chineses. Suas características e semelhança com o mítico dragão chinês tem resultados positivos e negativos quanto a conservação do peixe e as espécies que são ameaçadas.

O comportamento do peixe Aruanã – Dourado.

Saiba que os aruanãs dourados são peixes considerados paternais, além de serem incubadores de ovos utilizando assim a sua própria boca. Eles são peixes que demoram para atingir a sua maturidade sexual, e dificilmente se reproduzem em cativeiro.

Publicidade:

Estes peixes são considerados quando vistos como um momento de sorte para as pessoas de culturas asiáticas. Este tipo de reputação geralmente decorre de uma semelhança com a espécie do dragão chinês, considerado um símbolo cultural do país.

Suas grandes escamas de aparência metálica e seu duplo barbilho são características interessantes, que parecem como escamas de dragões.

Para se criar o aruanã dourado em cativeiro é exigido um aquário grande, além disto eles são peixes territoriais e carnívoros, precisando ser alimentados com dietas de alta qualidade de carnes, como camarões e grilos. Geralmente se alimentam na superfície e não costumam atacar seus semelhantes.

 

Dicas relacionadas: