Atum, Saiba Mais Sobre Esse Peixe

Publicidade:

O Peixe Atum é um habitante de regiões oceânicas e tropicais, além de regiões subtropicais, ele possui um corpo alongado, e uma grande boca alongada. As suas barbatanas de ordem dorsal são bem separadas, ajustáveis a um sulco no dorso, enquanto que a caudal é bifurcada e ostenta duas quilhas de queratina. Seu dorso do peixe possui uma coloração em azul escuro, já no ventre e em seus flancos o prata acaba predominando.

Como é o estilo de vida do Peixe Atum?

O estilo de vida do peixe atum, que é da família dos Scombridae e do gênero Thunnus, este que é um ilustre membro da ordem dos Perciformes, seu sistema vascular é especializado na troca de calor, podendo elevar a sua temperatura corporal do atum entre 10 a 15 graus acima da temperatura ambiente.

Isto acaba tornando o peixe endotérmico, o que confere uma boa habilidade de um grande nadador, que poderá migrar ao longo de um oceano e ainda atingir a uma distância de pelo menos 170 km em apenas um dia. Este mesmo sistema considerado vascular, é o que gera uma tonalidade mais rosada para a sua carne;

Onde o Peixe Atum é encontrado no Brasil?

Aqui no Brasil é possível encontrar o peixe Atum em toda a costa, em contrapartida, a sua maior incidência deve acontecer no nordeste e em parte do sudeste e do sul do país. Em contrapartida se aproximar da costa não é algo que poderá ser costumeiro na espécie, o que ocorre porém de forma comum em mar aberto.

O atum, principalmente os exemplares mais jovens, nadam em cardumes, e aproveitam banquetes feitos por aves se alimentando para atacar os pequenos peixes.

O atum ainda é um peixe dióico, predador ativo e com preferência a peixes menores e moluscos, somente formando cardumes com peixes de uma mesma idade.

 

Dicas relacionadas: