Bacalhau, Conheça Mais Sobre Esse Peixe

O Peixe Bacalhau é um nome muito comum dado a várias espécies de peixes, estas que são classificadas em diversos gêneros, e em particular no gênero Gadus. O Gadus geralmente vive nos mares do norte, que são frios, e tem um tamanho pequeno, apesar de alguns exemplares poderem chegar a mais de 100 kg e medirem pouco menos de dois metros. Este peixe se alimenta de outros peixes menores, como por exemplo o arenque, entre outros.

Publicidade:

Sobre as espécies de peixe bacalhau.

Entre as muitas espécies de peixes comercializados como o peixe bacalhau, temos um destaque de duas espécies, entre elas a Gadus morhua, esta que habita águas frias do oceano atlântico, em regiões do Canadá e no Mar da Noruega bem como a espécie Gadus macrocephalus que habita o Oceano Pacífico na região do Alaska.

Diversos outros peixes salgados e secos são vendidos como o nome genérico de bacalhau, dentre eles podemos citar o Gadus Virens, ou o Pollachius Virens, entre outros peixes. No Rio Amazonas por sua vez, é possível se encontrar o peixe Arapaima gigas o pirarucu, este que é conhecido como o bacalhau da Amazônia.

Na gastronomia o bacalhau foi introduzido em um primeiro momento por portugueses, o que durante as grandes pescarias já realizavam todo o processo comum de salga desde o século XIV, durante a época das grandes navegações, e é uma iguaria cara e de qualidade que é consumida largamente na Europa até hoje.

Pois saiba que o peixe bacalhau passa por um tratamento diferenciado para que seja utilizado posteriormente no consumo. Este peixe bacalhau pode ser vendido em peças inteira ou em postas, estas que são conservadas por até mais de um ano dependendo da técnica de salga aplicada no peixe, o que inclusive poderá gerar o seu sabor diferenciado.

 

Dicas relacionadas: