Bótia Palhaço, Peixe Ornamental

O Peixe Botia Palhaço, também chamado e conhecido como Botia macracantha tem a sua origem na Tailândia e também na Malásia e acontece em regiões de Java, é um peixe bastante sociável em grupo, tem um comportamento um tanto pacífico e aceita um ph 7 de água.

A temperatura é equivalente de 26 graus e seu tamanho adulto é de 30 cm no máximo, o tamanho do aquário que é bem aceito por este peixe é um equivalente de 200 litros.

Das características do peixe Bótia Palhaço

Os peixes Bótia palhaço são considerados como peixes bem ativos e coloridos, o que podem alegrar muito o tanque. Uma das características mais determinantes destes peixes, e que mais apaixona a todos os amantes das Bótias é que elas são altamente ativas, e ainda não apresentam uma agressividade para outros tipos de peixes. Muitos dos aquaristas relatam até mesmo que elas tem um comportamento brincalhão na hora de se alimentar, e ficam de ponta cabeça ou ainda dão piruetas para se divertirem.

Alguns cuidados e dicas sobre os peixes Bótias Palhaço

Estes peixes são exclusivamente peixes de grupos, e de forma alguma devem ser adquiridos sozinhos. Eles ajudam muito na limpeza do aquário todos os dias, e seus bicos finos costumam atingir uma série de partículas de alimento que outros tipos de peixes não conseguem alcançar por exemplo.

É importante que os criadores possam ter um devido cuidado com os espinhos que eles possuem e que ficam abaixo dos seus olhos da Bótia. Outra particularidade é que apesar de serem praticamente imperceptíveis em olhos nus, eles possuem uma grande arma que quando é utilizada com seus predadores podem inclusive machucar muito as espécies.

Sobre a reprodução do peixe

Toda a reprodução do peixe Bótia não acontece em aquários, e é algo praticamente impossível se diferenciar os peixes machos de peixes fêmea, uma particularidade é que a maior parte dos cientistas entendem que os peixes nunca atingem sua maturidade sexual em aquários, o que é um grande mistério da ciência para todos os tipos de peixes. Além disto eles imitam comportamentos de outros tipos de peixes em aquários comunitários, se escondendo ou mesmo sendo mais ativos conforme uma movimentação dos seus companheiros por exemplo.