Cavalo-Marinho, Mais Sobre Esse Lindo Peixinho

Os Cavalos Marinhos são um tipo de peixe ósseo da família Syngnathidae. São pelo menos 32 espécies diferenciadas de cavalos marinhos nos mares de todas as regiões de clima tropical e temperada, em profundidades que oscilam entre 8 a 45 metros. Saiba que todas as espécies são consideradas como vulneráveis por órgãos de proteção da natureza.

Como características da espécie, o cavalo marinho conta com uma cabeça alongada, muito parecida com a cabeça dos cavalos, inclusive em sua crina. A sua semelhança com o cavalo acabou dando origem ao seu nome, e o corpo deste pequeno e delicado peixe conta com várias placas em forma de anel. Estes peixes contam com uma barbatana dorsal redonda e minúsculas nadadeiras peitorais e anais. Este é um peixe que mede entre 15 a no máximo 18 cm.

Os cavalos marinhos, como acontece com os camaleões e polvos mudam de cor, e movimentam os seus olhos saltados para direções diferentes independentes um do outro. Este é o único peixe que é conhecido, que possui a sua cabeça perpendicular ao seu corpo.

No processo de nadar, o cavalo marinho normalmente vibra as suas barbatanas dorsais com uma velocidade, nadando na posição vertical e conta com uma cauda preênsil, onde se agarra nas plantas marinhas no momento que se alimentam inclusive.

Sobre os hábitos alimentares e a reprodução do cavalo marinho.

Os peixes cavalo marinho são carnívoros e geralmente se alimentam de pequenos crustáceos, moluscos e vermes, estes que são devidamente sugados por seu focinho tubular, apenas consomem alimentos que se movimentam.

A sua reprodução é bastante diferente, pois o macho da espécie é quem gera os filhotes, e a fêmea no momento de sua cópula acaba transferindo os ovos de sua bolsa para dentro da bolsa incubadora do macho.

Sua fecundação ocorre de forma interna, pois acontece dentro da bolsa incubadora do macho, no momento que ele ligara esperma, esta é uma bolsa que fica na região ventral da cauda.