Conheça o Peixe de Água Salgada, Hadoque

O Peixe Hadoque é um peixe marinho que pode ser encontrado em ambos os lados da costa do Oceano Atlântico, e é comum apenas nesta região do planeta. Conheça um pouco mais sobre esta espécie, como suas características e outras informações.

Sobre as características dos Peixes Hadoque.

Os peixes Hadoque são peixes considerados como semelhantes ao bacalhau. Normalmente ele é encontrado em profundidades entre 40 a 133 metros, podendo chegar a mais de 300 metros de profundidade.

Uma pontuação importante é que as espécies mais jovens, como características preferem águas mais superficiais, enquanto que os peixes que são mais velhos, preferem águas mais profundas. Seu habitat compreende as temperaturas equivalentes entre 2 a 10 graus.

Sobre a sua migração e desova.

Os métodos de migração dos peixes Hadoque não são muito conhecidos. Seus locais preferidos de desova são encontrados ao largo do mar da Noruega, em uma área praticamente equidistante de costas, entre elas na Islândia, nas Ilhas Faroés, e na Noruega.

Sobre a utilização culinária do Peixe Hadoque.

Publicidade:

No norte da Europa em regiões do Reino Unido e da Noruega este peixe é conhecido como Arinca, onde é comercializado em muitas formas, entre elas o peixe fresco, defumado, seco, congelado ou até mesmo em conserva.

Sua carne é branca e de boa qualidade, o que poderá ser cozinhada de várias formas como ocorre com o bacalhau fresco. A firmeza deste peixe é o que determina a sua frescura. Quanto mais fresco o peixe estiver, mais firme sua carne e translúcida.

Bem ao contrário do que acontece com o bacalhau, o processo de salgar o arinca não funciona muito bem, em alternativa ele poderá ser utilizado de forma seca ou defumada.

Na Noruega este peixe é um ingrediente principal de almôndegas de peixes locais.

Já no Reino Unido este peixe é muito utilizado para preparar o prato Fish and Chips.

 

Dicas relacionadas: