Cuidados Com os Peixes e Aquários de Iniciantes

Aquaristas iniciantes têm muitas dúvidas em relação aos cuidados que são necessários com os seus aquários. Algumas dicas iniciais, e que muitas vezes não são ensinadas nos locais onde são vendidos os equipamentos para a montagem do aquário, bem como os peixes, são essenciais para que o aquário seja um aquário de sucesso. Por exemplo, nunca se mistura peixes de famílias diferentes, em aquários de iniciantes. Isto prejudica o equilíbrio inicial que é necessário para manter a saúde da água do aquário. Até por que, o período inicial é de observação e aprendizado. Nem todos entendem que é importante fazer a troca da água semanalmente. Muitos afirmam que apenas uma vez por mês é suficiente. E não é bem assim.

 

O primeiro cuidado depois que os peixes já estão no reservatório é em relação à comida. Peixes morrem pela boca, sim. E tudo o que for colocado eles comem. Então, o correto é pouca comida, para pouca sujeira. Resíduos orgânicos elevam as taxas de amônia da água, que é tóxica para os peixes. Dê a ração adequada, em quantidades ideais, duas vezes por dia. Acostume-os a comerem sempre nos mesmos horários, ele são facilmente condicionados.

 

Outro cuidado é nunca lavar o seu aquário com sabão ou outros produtos químicos. Use apenas água corrente da torneira e uma esponja nova reservada apenas para a limpeza do aquário.

 

A água a ser utilizada no aquário pode ser da torneira, desde que a deixe descansar em um recipiente, por no mínimo, 2 dias antes de colocar no aquário. Assim, o cloro irá evaporar e os metais pesados como chumbo e cobre, vão se depositar no fundo do recipiente. Há produtos que retiram o cloro da água e os metais pesados. Com aplicação deles é possível repor a água no mesmo dia, respeitando o tempo de reação que o fabricante indicar no rótulo.

 

Ao realizar a sifonagem do aquário, troque apenas 1/3 da água. Caso o aquário esteja muito sujo, trocar a metade da água.

 

Nunca coloque um aquário do lado de fora da casa. O ideal seria dentro de casa e em ambientes que tenham uma temperatura constante. Em dias de frio intenso, coloque um aquecedor ou termostato no aquário. No caso do uso de aquecedor, mantenha um termômetro para medir a temperatura constantemente. A temperatura ideal para o aquário deve estar em torno de 27 a 30º C. Nunca esquente a água para colocar no aquário. Isso pode causar choque térmico e matar os peixes.