Como Cuidar de Trutas

A truta tem suas raízes no hemisfério norte, justamente por conta das águas frias de lá. Contudo, se tem observado, com o passar dos anos, a introdução da espécie em diversas outras regiões do planeta, em particular em locais mais frios. No Brasil, a espécie passou a ser cultivada em meados dos anos de 1950, em regiões de planaltos do sul e do sudeste.

Peixe de formato bastante alongado, oriundo de águas frias e que pode chegar até 60 centímetros de comprimento. Sabe de que peixe estamos falando? Sim, trata-se da truta. Peixe pertencente à família do salmão, apreciado por milhares de pessoas no mundo inteiro, a truta pode ser cultivada em tanques voltados à pesca esportiva ou até mesmo para o consumo em restaurantes típicos.

Conhecidos como peixes esportivos, as trutas até podem ser cultivadas em aquários caseiros, entretanto isto é considerado uma tarefa relativamente difícil – os cuidados que as trutas exigem podem ser até maiores do que os exigidos por aquários marinhos. Além disso, para ter um aquário como trutas é fundamental que haja muito espaço – não dá para ter trutas em tanques menores do que 450 litros. Ainda deve haver todo um processo de filtragem de água apropriada e um resfriador de água de aquário adequado, uma vez que trutas são peixes de águas frias.

Ainda assim, são peixes charmosos e que podem ser mantidos em aquários residenciais. Mas, para isto, os truticulturistas afirmam que alguns cuidados mais do que especiais devem ser mantidos, bem como algumas advertências. A truta não é um peixe fácil de ser cuidado, requer atenção com a água – que tem de ser fria, fresca, com ph neutro ou no mínimo alcalino leve, e muito oxigenada. Por conta desse último item, ter um bom filtro mecânico e um resfriador são fundamentais para ter um tanque com trutas.

Outra questão: as trutas são peixes agressivos, ou seja, são classificados como não comunitários, não podem ser colocados junto a outras espécies. Se o tanque não for grande, não se pode manter mais de três trutas. Elas crescem até 60 centímetros e podem pesar mais de 2 quilos cada. Trutas novas podem ser mantidas em tanques de 145 litros, mas deverão ser colocadas em outro, logo que estiverem maiores.  Em ambos os casos, considere a possibilidade de realocá-las em um lago.

Dica final: nunca troque mais de ¼ de água de seu tanque, as trutas podem sofrer algum tipo de reação ou choque.