Peixe Acará, Saiba Mais Sobre Esse Peixe

O Peixe Acará é uma espécie muito comuns nos mais variados tipos de aquários. Afinal de contas, este animal realmente acaba tendo todas as características procuradas em um peixe chamado ornamental, ou seja, uma espécie que acaba combinando muito bem com o ambiente do aquário de um modo geral.

Este é um peixe que pode ser encontrado em água doce e que pertence à família Cichlidae, que por sua vez compreende atualmente três espécies endêmicas da América do Sul. Estes simpáticos peixinhos, portanto, podem ser encontrados facilmente nas praias do continente, inclusive no Brasil.

É complicado encontrar um peixe desta espécie isolado, já que eles geralmente são vistos em cardume. Basicamente a sua alimentação é composta por pequenos crustáceos, peixes, larvas, insetos e outras matérias orgânicas. Portanto, em termos de cuidados, este também acaba sendo um peixe pode se adaptar aos aquários, uma vez que a grande maioria dos alimentos que são encontrados para peixe acabam sendo compostos por estes ingredientes.

Em média estes peixes podem chegar até 15 centímetros, sendo que os maiores geralmente são encontrados na bacia Amazônica. Estes peixes também podem acabar sendo encontrados em pequenos rios e lagos, especialmente aqueles que acabam apresentando uma densa vegetação aquática.

Em termos de visual, este peixe acaba sendo facilmente reconhecido por ser um animal colorido por natureza. Aliás, suas próprias cores acabam mudando e variando ao longo do tempo de vida do animal. Já o seu corpo possui um formato triangular, e as barbatanas que ficam no dorso acabam sendo longas quando comparadas com o corpo do Acará de um modo geral.

Esta espécie acaba tendo um grande valor comercial, já que, apesar de ser um peixe ornamental, ele não é tão simples de ser encontrado como outros peixes que são geralmente capturados para serem colocados dentro de aquários. Outra característica deste peixe é o fato dele apresentar uma resistência acima da média, especialmente em relação a qualidade da água.

Peixe Ornamental: Acará Joia

O peixe Acará Jóia, também conhecido como Hemichromis bimaculatus, tem sua origem africana, e conta com uma sociabilidade sozinho ou em casal, seu comportamento acontece sempre de forma territorial e agressiva, o ph de sua água deverá ser de no máximo 7 níveis de acidez. A temperatura que é aceita da água fica em no máximo 22 graus, e o tamanho do peixe adulto aceito é de 13 cm e o tamanho do aquário é equivalente de 200 litros.

Conheça um pouco mais sobre o Acará Joia a seguir

Este peixe é um animal um tanto resistente, e acima de tudo de muito fácil reprodução. Bem diferente de outros tipos de peixes conhecidos como Acará que são os brasileiros, o Acará Jóia é um peixe nativo de rios e canais com lama do oeste e do nordeste da África apenas.

Este é um peixe que é considerado um tanto conhecido entre os criadores devido a toda a sua resistência as condições adversas de criação por exemplo.

Algumas dicas e cuidados com o Acará Joia.

Muitos dos aquaristas que são veteranos dizem que estes peixes são muito durões e que resistem a grandes oscilações de temperatura e variações de ph da água acima de tudo.

Por ser um tipo de peixe bastante agressivo, é recomendado acima de tudo os deixar em um aquário que seja separado ou com alguns peixes que tenham um tamanho e um temperamento bastante parecidos. Estes peixes normalmente desdenham outros quando estes possuem alguns integrantes de espécies e acabam formando casais de ordem monogâmica por exemplo.

Sobre a reprodução do Acará Joia

Toda a reprodução do Acará Jóia acontece de forma bem simples e prática, com isto é totalmente recomendado que estes peixes possam ficar nos aquários separados, já que um casal unido pode formar uma dupla agressiva. Depois de sua fecundação por exemplo, os seus pais em grande maioria são muito devotados para cuidar dos ovos, e chegam até mesmo a os abanar com suas nadadeiras evitando formações de fungos e ainda aproveitando da melhor forma possível a sua oxigenação também, o que torna uma espécie interessante para a reprodução.

 

 

Peixe Ornamental: Acará Disco

O Acará Disco tem o nome científico de Symphysodon aequifasciata, é originário do Brasil fazendo parte da grande bacia amazônica, é um peixe bastante sociável em grupo e tem um comportamento bastante pacífico. O ph de acidez da água que é aceito por este peixe é de até 6.6 e a temperatura é equivalente de 29 graus célsius. Seu tamanho adulto é equivalente de 25 cm o que é um peixe considerado de grande porte.

Conheça um pouco mais sobre a espécie

O formato bastante achatado e que é bem diferenciado dos outros membros dá o nome para o peixe Acará Disco, este que é um peixe incrível e reconhecido por sua beleza incrível, como também por seus altos preços de comercialização e uma dificuldade um tanto considerável de criação. Este é um tipo de peixe que tem uma origem na Amazônia e cai em gosto de todos os aquaristas o que atualmente é criado em grande escala em países asiáticos, bem como vários lugares que poderão ser encontrados em muitas das fazendas especializadas em sua criação pelo mundo a fora por exemplo.

O grande sucesso desta criação não está apenas na beleza deste tipo de peixe, mas também por toda a dificuldade da manutenção, bem como a sensibilidade de ordem extrema de sua manutenção. Sua sensibilidade alta acaba tornando a sua criação algo bastante complexo e distinto até mesmo para os aquaristas mais experientes de forma determinada.

Alguns cuidados e dicas do Acará Disco

O peixe Acará Disco não é um peixe que divide muito bem aquários com qualquer outra espécie, é recomendado inclusive que ele possa ficar separado de outras espécies, outra particularidade é que estes peixes são intimidados por outros mais agitados e ficam tão nervosos que muitas vezes acabam ficando sem se alimentar e acabam morrendo.

Todo o processo de filtragem dos aquários precisa ser acima de tudo algo excepcional, mas sem que você possa agitar muito a sua água. No seu habitat natural sempre estes animais vivem em água destilada, por isso não toleram produtos químicos que são colocados na água convencional. Toda  variação existente de ph precisa ser equivalente de no máximo 6.5 e 6.8.

 

Dicas Sobre o Peixe Acará Bandeira

O Acará Bandeira é um peixe que possui nome científico de Pterophyllum scalare e é originário da Bacia Amazônica, tem um temperamento pacífico e vive muito bem em grupo, suporte um ph de alcalinidade da água de 6.8 pontos e a temperatura que a espécie admite é de 27ºC. Quando adulto este peixe mede um equivalente de 15 cm e o tamanho do aquário exigido é de 100 litros.

Conheça um pouco mais sobre esta incrível espécie

O peixe Acará Bandeira nada mais é do que um peixe incrível e elegante, que possui longas nadadeiras e que transmitem uma sensação de que este animal literalmente flutua enquanto está cortando a água. Estes peixes são tão comuns vivendo em cativeiro como também em ambientes naturais, desta forma é possível que eles habitem as suas águas rasas e calmas e contam com uma vegetação rica e repleta de determinações.

Este peixe é um dos membros mais populares por criadores de água doce no mundo inteiro entre todos os aquaristas. Levando isto em conta, toda a variação do peixe é a mais encontrada nas lojas especializadas, e quase todas elas que são criadas em cativeiro. Além disto temos também o Pterophyllum leopoldi, estes que são bem menores e mais agressivos, além dos raros espécimes de Pterophyllum altum que são uma espécie que precisa contar com alguns cuidados mais complexos e determinantes ótimos apenas para os aquaristas experientes no mercado.

Os cuidados e dicas do Acará Bandeira

Muita parte da popularidade deste peixe está pela facilidade de sua manutenção. Ele não é agressivo a companheiros, e dificilmente os entusiastas em criações de peixes poderão ter alguns problemas com este animal, ele que inclusive poderá viver mais de sete anos em um aquário desde que seja bem cuidado.

Uma particularidade interessante é que por se tratar de um peixe que faz parte de cardumes, é interessante que se conte com pelo menos três destes peixes em um mesmo lugar, em duplas as brigas acontecem de forma bastante frequente. Levando em conta a sua popularidade também existem vários tipos de subespécies que podem ser encontradas nas lojas, tornando o espaço bonito e totalmente diferenciado.