Peixe Baiacu, Conheça Esse Exótico Peixe

O Peixe Baiacu, é um dos peixes que possui um dos mais misteriosos e exóticos meios de defesa do reino animal, pois quando se sente ameaçado por um predador ou ainda por outro fator, fica assustado ou mesmo irritado, ele acaba enchendo o seu corpo de água, ou infla como se fosse uma bexiga. Este é um comportamento que deixa o peixe com uma forma esférica, maior do que seu tamanho normal, para afugentar seus inimigos ou se fingir de morto.

Devido a sua pele elástica, ele não rasga quando incha, e a sua espinha também é diferenciada pois é flexível, com uma capacidade de se curvar e se adaptar a um novo tipo de formato do corpo, toda a vez que este sistema de defesa do peixe for ativado, e desativado em seguida.

Mas o que é o Baiacu na natureza?

É importante citar que o peixe Baiacu na verdade, na natureza é um nome popular dado a pelo menos 150 espécies de peixes, que tem uma capacidade de inflar o corpo quando se sentirem ameaçados.

Estes peixes pertencem a algumas famílias como por exemplo as famílias dos Triodontídeos, Tetraodontídeos e Diodontídeos. Todas as espécies pertencentes a esta primeira família, contam com uma placa inteira no seu maxilar superior e duas no inferior, já a segunda família citada conta com duas placas em cada um dos maxilares, os que pertencem a uma terceira família, contam com duas placas inteiriças, tanto em seu maxilar superior como no seu maxilar inferior.

Quanto ao seu habitat, estes animais são muito comuns em regiões costeiras e frias, preferindo ambientes de recifes de corais, um mal nadador, quase nunca consegue se esquivar de predadores, e utiliza a sua técnica de defesa sempre que precisa, pois seu corpo é repleto de espinhos, também ataca seus predadores a mordidas.

 

Baiacú Biocelatus, Lindo Peixinho Ornamental

O Baiacú Biocelatus, também conhecido como Tetraodon biocellatus tem a sua origem em países da indochina, da Malásia e da Indonésia. Este peixe tem uma sociabilidade interessante podendo ficar sozinho ou em grupos, seu comportamento acontece de forma bastante agressiva e territorial, seu ph é equivalente de 8 pontos e a sua temperatura poderá ficar em 26 graus na água no máximo. Quando adulto atinge um equivalente de 8 cm de altura, e exige um tamanho de aquário de no máximo 45 litros. Saiba mais informações sobre este peixe a seguir.

Conheça mais sobre o Baiacú Biocelatus

O Baiacú Biocelatus é um peixe que possui uma série de padrões diferenciados de forma circular, e são bastante exóticos e diferenciados, com isto eles podem dar uma maior e melhor alegria e cor ao seu tanque de criação. Levando isto em conta, por trás de toda a sua aparência totalmente colorida e rechonchuda, está um peixe bem agressivo e muito territorial, com companheiros de uma mesma espécie.

Este é um tipo de peixe que poderá acima de tudo se adaptar muito bem a aquários que são plantados e ainda de forma bem eclética relacionado a sua alimentação, eles se alimentam principalmente de camarão brine, bloodworms e ainda caramujos.

Dicas sobre a criação do peixe

Ao colocar mais de um baiacu em um tanque é a verdadeira garantia de problemas. Ele ainda tem todo o costume de morder as caudas dos peixes lentos e ainda tem uma boa capacidade de atazanar peixes que são de tamanhos menores. Este é um animal de nível intermediário, e apesar de ser resistente pode ser agressivo com outros peixes em aquários distintos.

Sobre a reprodução dos peixes

Toda a reprodução dos peixes em cativeiro acontecem de forma praticamente inexistente. Até mesmo para os especialistas é algo impossível se determinar sexo destes peixes visualmente falando. Com isto a única forma é por meio de dissecação quando as fêmeas acabam saltando os ovos, o que é bem raro que se aconteça fora do habitat natural.

Dentre algumas das curiosidades, este peixe é um animal que muda seu comportamento, e conforme vem se tornando adulto ele começa a ter hábitos solitários, levando em conta seu papel de animal predador.