Mais Sobre o Peixe Bem Conhecido, Garoupa

Temos o Peixe Garoupa como uma espécie facilmente reconhecível, por seu corpo gordo, cabeça grande e com relevos e espinhas, boca enorme e um pedúnculo em sua nadadeira caudal, esta que é curta e grossa.

Este peixe está presente em todo o litoral brasileiro, e este tipo de peixe é encontrado em fundos coralinos ou rochosos, onde poderá ter o seu hábito de se esconder.

A grande maioria das garoupas possuem cores brilhantes e padrões de coloração especiais que variam conforme as espécies. Estes são peixes que poderão atingir um comprimento de pelo menos mais de um metro.

Características do peixe Garoupa.

Saiba que a Garoupa da espécie Epinephelus marginatus conta com um corpo com a coloração parda avermelhada, e com a presença de manchas esverdeadas dos flancos. Em seu ventre, possui tons amarelados e suas nadadeiras são devidamente arredondadas e escuras com margens claras. Esta é uma garoupa que está devidamente representada no verso da cédula brasileira de R$ 100 reais.

A espécie mais conhecida é a Epinephelus guttatus, conhecida como a Garoupa Pintada, e possui uma coloração que varia entre o verde acinzentado ao marrom claro. Além de tudo isto existem pintas vermelho alaranjadas espalhadas em todo o seu corpo, estes peixes atingem um tamanho equivalente de no máximo 75 cm de comprimento e ainda pesam aproximadamente 25 kg.

As garoupas são consideradas peixes hermafroditas, possuem órgãos sexuais tanto masculinos como femininos, mas somente um dos tipos de encontram ativos em um determinado momento. Em sua maturação sexual, os peixes são fêmeas inicialmente e mais tarde se tornam machos.

Estes peixes produzem grandes quantidades de ovos planctônicos e durante a sua metamorfose para juvenis precisam encontrar um território devidamente adequado já que os adultos são os peixes demersais. São predadores bastante ativos que se alimentam dos peixes, lagostas, ouriços, moluscos e lulas.

 

Garoupa, Peixe Bastante Conhecido no Nosso País

Aqui no Brasil o Peixe Garoupa é bastante conhecido, seja por seu corpo gordo, cabeça grande com relevos e espinhas, além de uma boca enorme e um pedúnculo em nadadeiras caudais curta e grossa. Esta é uma espécie que se encontra em todo o litoral brasileiro, sendo muito encontrado em fundos de corais e rochas, onde há o hábito desta espécie se esconder.  A grande parte das garoupas possuem suas cores mais do que brilhantes e padrões de uma coloração especial, o que oscila conforme cada espécie.

Características do Peixe Garoupa.

O Peixe Garoupa é uma espécie que pode atingir um comprimento de mais de um metro. E no caso da Garoupa de espécie Epinephelus marginatus conta com um corpo e a sua coloração de forma parda e avermelhada, com uma presença de manchas esverdeadas nos flancos, formando algumas faixas verticais.

Em seu ventre temos tonalidades amarelas, e nadadeiras arredondadas e escuras, com bordas claras. Esta é a garoupa que está estampada ao verso da moeda brasileira de R$ 100.

Sobre a reprodução do Peixe Garoupa

Todas as espécies de Garoupa são hermafroditas, contando com órgãos sexuais tanto masculinos como femininos, em contrapartida alguns dos tipos se encontram ativos em um ponto determinado de sua vida.

Aos primeiros estados de maturação sexual deste peixe ele é fêmea, e posteriormente se converte em macho. São animais que produzem uma grande quantidade de ovos de ordem planctônicas e durante a sua metamorfose para juvenis tende a encontrar um território devidamente adequado, já que geralmente os peixes adultos são considerados demersais.

Estes são predadores sempre ativos, que se alimentam de peixes, lagostas, camarões, ouriços, moluscos, lulas, entre outros.

Por contar com uma carne altamente saborosa e macia, temos as garoupas como peixes mais do que apreciados na culinária. A partir disto temos a devida importância para a sua pesca e algumas das espécies criadas de forma exclusiva nas zonas costeiras.