Mais Sobre o Peixe Carpa Comum

O Peixe Carpa Comum conhecido como Cyprinus carpio, nada mais é do que um peixe teleósteo de colocação cinza prateado. Este é um peixe originário de grandes lagos e rios da Ásia, da Europa e da África, onde todas as populações selvagens enfrentam os riscos de extinção, esta é uma espécie muito difundida como um peixe de criação em diversos ambientes onde poderá ser até mesmo levada como uma espécie invasora.

Sobre a alimentação das Carpas comuns.

Saiba que as carpas comuns se alimentam de pequenos vermes, animais, plantas e também de matéria orgânica, encontradas no fundo da areia ou de lama, comem de tudo. São predadores de larvas e de ovos de peixes nativos, o que poderão interferir na diversidade de fauna nativa.

Este é um peixe que destrói a vegetação, o que inclusive aumenta a turbidez da água. Uma espécie considerada como hospedeira de parasitas, o que gera prejuízos consideráveis a piscicultura, pois seu tratamento ocorre de forma bastante difícil e onerosa, além de haver uma necessidade de empregar produtos tóxicos como controle de doença ou até mesmo se eliminar todas as plantas.

As carpas comuns são resistentes por natureza as águas de baixa qualidade, e algumas carpas podem até mesmo chegar aos 60 anos de idade, apesar de uma estimativa de vida média ser de 30 a 40 anos.

Com isto, todos os sistemas mais utilizados para produção destes peixes são o sistema extensivo e semi extensivo, de forma que a criação mínima mais adequada seja de três milheiros deste animal, o que gosta de águas pouco profundas e com uma boa vegetação local para se alimentarem.

Sua reprodução ocorre apenas uma vez no ano, em períodos do final do inverno e início da primavera. Em contrapartida isto é modificado de forma artificial graças a um tipo de injeções de hormônios de peixes reprodutores.