Peixe Anguillidae

Os peixes Anguillidae, ou peixes enguias de água doce, nada mais são do que peixes que pertencem a família das Anguillidae. Este tem um crescimento bastante lento e a vida longa, começando a vida no mar em seguida passam por vários anos em água doce. Estes animais finalmente voltam para o mar para a desova e depois disto morrem.

A grande maioria das pessoas tem medo destes tipos de peixes, tudo porque eles são parecidos com cobras, e tem um corpo viscoso para ajudar no deslizar da terra. Existem poucos relatos de enguias que atacam pessoas.

Publicidade:

O contrário do que praticamente todos os peixes de água doce, as enguias possuem uma forma cilíndrica e longa, e nadadeiras anais. Além disto tem barbatanas peitorais e laterais mas sem nadadeiras pélvicas.

Este peixe tem seu corpo coberto por muco, e as enguias são muito escorregadias. Apesar de não parecer não ter escamas, no microscópio é possível ver um incrível mosaico de pequenas escamas sobre a sua pele coriácea e viscosa.

As enguias ainda podem viajar por terra, deslizando através de grama molhada para chegar a uma lagoa ou a um lago. Enquanto que sua pele fica úmida poderá absorver oxigênio através dela, sobrevivendo com isto longos períodos fora da água.

Existem ainda enguias albinas, em cores amarelo ou branco, e não tem uma coloração escura habitual nas suas costas para a camuflagem, e o pigmento amarelo ou branco se mostra claramente na água.

As enguias de água doce são encontradas em todo o mundo, e de 15 espécies que são reconhecidas, a maior parte delas acontece nos cursos de água que fluem para o oeste do Pacífico e Índico. Não existe ainda nenhum que possa desovar no leste do Pacífico ou do Atlântico Sul.

As enguias se alimentam á noite e utilizam seu poderoso olfato para localizar as prezas.

 

Dicas relacionadas: