Peixe Baiacu, Conheça Esse Exótico Peixe

O Peixe Baiacu, é um dos peixes que possui um dos mais misteriosos e exóticos meios de defesa do reino animal, pois quando se sente ameaçado por um predador ou ainda por outro fator, fica assustado ou mesmo irritado, ele acaba enchendo o seu corpo de água, ou infla como se fosse uma bexiga. Este é um comportamento que deixa o peixe com uma forma esférica, maior do que seu tamanho normal, para afugentar seus inimigos ou se fingir de morto.

Devido a sua pele elástica, ele não rasga quando incha, e a sua espinha também é diferenciada pois é flexível, com uma capacidade de se curvar e se adaptar a um novo tipo de formato do corpo, toda a vez que este sistema de defesa do peixe for ativado, e desativado em seguida.

Publicidade:

Mas o que é o Baiacu na natureza?

É importante citar que o peixe Baiacu na verdade, na natureza é um nome popular dado a pelo menos 150 espécies de peixes, que tem uma capacidade de inflar o corpo quando se sentirem ameaçados.

Estes peixes pertencem a algumas famílias como por exemplo as famílias dos Triodontídeos, Tetraodontídeos e Diodontídeos. Todas as espécies pertencentes a esta primeira família, contam com uma placa inteira no seu maxilar superior e duas no inferior, já a segunda família citada conta com duas placas em cada um dos maxilares, os que pertencem a uma terceira família, contam com duas placas inteiriças, tanto em seu maxilar superior como no seu maxilar inferior.

Quanto ao seu habitat, estes animais são muito comuns em regiões costeiras e frias, preferindo ambientes de recifes de corais, um mal nadador, quase nunca consegue se esquivar de predadores, e utiliza a sua técnica de defesa sempre que precisa, pois seu corpo é repleto de espinhos, também ataca seus predadores a mordidas.

 

Dicas relacionadas: