Peixe Candiru, Saiba Mais Sobre Esse Peixe Vampiro

O Peixe Candiru, também conhecido como peixe Canero ou Peixe Vampiro nada mais é do que um peixe de água doce que pertence ao grupo dos peixes gato. Ele é localizado originalmente no Brasil, no Rio Tocantins e no Rio Madeira e em seus afluentes, e conta com uma boa reputação existente entre os nativos de ser o peixe mais temido destas águas, mais ainda até mesmo que as piranhas.

Esta é uma espécie que cresce até 18 centímetros e tem uma forma de enguia, se tornando praticamente invisível na água. Este é considerado como um peixe parasita, e ele nada até as suas cavidades de guelras dos peixes e lá se aloja, se alimentando de sangue, e recebendo o apelido de peixe vampiro.

O ataque do Peixe Candiru as pessoas.

Este é um peixe bastante temido por nativos da região do estado do Tocantins, pois tem um perfil aerodinâmico, e ao ser atraído por cheiro, pode aprumar suas nadadeiras penetrando na uretra, no Ânus ou na vagina. E ele então acaba se instalando e não tendo como voltar da mesma forma.

De acordo com especialistas, este é um animal que se alimenta de sangue e tecido do agente hospedeiro, e poderá ser removido apenas por cirurgia. Enquanto este peixe localiza seu hospedeiro, seguindo assim os fluxos de água, com cheiro ou temperaturas diferenciadas, urinar ao se banhar aumenta a possibilidade de uma penetração involuntária do predador.

Existem situações de cura naturais com duas plantas como a Xagua, e uma certa maçã que são inseridas na área afetada.

Juntas estas plantas dissolvem e matam o peixe, uma infecção pode porém gerar choque e morte das vítimas antes que o peixe seja removido. Em casos recentes, foi possível se encontrar um corpo em um rio, com vários Candirus alojados internamente e se alimentando de vísceras do paciente.