Peixe Jamanta, Conheça Esse Belo Peixe

Também conhecido como peixe manta, é uma espécie de peixe cartilaginoso a maior das espécies de arraias atualmente conhecidas. Este é um tipo de peixe que se encontra na maior parte das regiões tropicais e subtropicais de todos os oceanos, principalmente próximos de recifes de corais.

Características físicas do Peixe Jamanta.

O Peixe Jamanta possui seu corpo com características distintas, estas que são um corpo em formato de losango e uma cauda longa sem espinhos, o que poderá atingir algo em torno de sete metros de envergadura, e pesar mais de 1,350 kg. É um animal de vida longa, que pode viver até 20 anos.

Entre outras características deste peixe podemos citar que ele não tem dentes verdadeiros e se alimenta tanto de plâncton como de outros peixes, porém são inofensivos. Eventualmente podem se aproximar de barcos ou mergulhadores, podendo executar voos curtos fora da água. Outra curiosidade interessante é que este peixe possui um maior volume cerebral com relação ao do corpo de todos os tubarões e arraias conhecidos.

Em suas migrações, as jamantas acabam realizando mergulhos de forma frequente, até profundidades de 2 mil metros, uma das maiores medidas entre animais marinhos conhecidos, em uma região onde a temperatura da água atinge 3 graus centígrados.

A interação do Peixe Jamanta com o homem.

Estes são animais que normalmente não temem o ser humano, inclusive em várias regiões como a Ilha Big Island no Havaí, estes animais realizam encontros diários com mergulhadores em mergulhos noturnos, onde os animais vêm atraídos por plânctons que as luzes dos mergulhadores geralmente atraem.

Para quem busca um encontro com estes animais, uma boa pedida é visitar o arquipélago de Revillagigedo no México.

Outra particularidade é que em cativeiro estes peixes são difíceis de serem mantidos, principalmente devido ao seu tamanho. Em Lisboa, porém, o Oceanário possuía estes animais até pouco tempo atrás reintroduzindo os mesmos para seu habitat natural.

Publicidade:

 

Dicas relacionadas: