Peixe Ornamental: Acará Joia

O peixe Acará Jóia, também conhecido como Hemichromis bimaculatus, tem sua origem africana, e conta com uma sociabilidade sozinho ou em casal, seu comportamento acontece sempre de forma territorial e agressiva, o ph de sua água deverá ser de no máximo 7 níveis de acidez. A temperatura que é aceita da água fica em no máximo 22 graus, e o tamanho do peixe adulto aceito é de 13 cm e o tamanho do aquário é equivalente de 200 litros.

Conheça um pouco mais sobre o Acará Joia a seguir

Este peixe é um animal um tanto resistente, e acima de tudo de muito fácil reprodução. Bem diferente de outros tipos de peixes conhecidos como Acará que são os brasileiros, o Acará Jóia é um peixe nativo de rios e canais com lama do oeste e do nordeste da África apenas.

Este é um peixe que é considerado um tanto conhecido entre os criadores devido a toda a sua resistência as condições adversas de criação por exemplo.

Algumas dicas e cuidados com o Acará Joia.

Muitos dos aquaristas que são veteranos dizem que estes peixes são muito durões e que resistem a grandes oscilações de temperatura e variações de ph da água acima de tudo.

Por ser um tipo de peixe bastante agressivo, é recomendado acima de tudo os deixar em um aquário que seja separado ou com alguns peixes que tenham um tamanho e um temperamento bastante parecidos. Estes peixes normalmente desdenham outros quando estes possuem alguns integrantes de espécies e acabam formando casais de ordem monogâmica por exemplo.

Sobre a reprodução do Acará Joia

Toda a reprodução do Acará Jóia acontece de forma bem simples e prática, com isto é totalmente recomendado que estes peixes possam ficar nos aquários separados, já que um casal unido pode formar uma dupla agressiva. Depois de sua fecundação por exemplo, os seus pais em grande maioria são muito devotados para cuidar dos ovos, e chegam até mesmo a os abanar com suas nadadeiras evitando formações de fungos e ainda aproveitando da melhor forma possível a sua oxigenação também, o que torna uma espécie interessante para a reprodução.