Peixe Papa-terra

O Peixe Papa Terra nada mais é do que o nome conhecido de algumas espécies de peixes na ordem dos Perciformes, estes que são pertencentes a família dos Sciaenidae de gêneros Menticirrhus.

Suas espécies são mais encontradas no sul e no sudeste do Brasil, e o peixe é mais encontrado tanto no Sul como no Sudeste do Brasil. Por aqui ele é conhecido por outros nomes que oscilam muito dependendo da região, o que é o chamado de Betara ou Embetara, nas regiões do sul e do sudeste, o Perna de Moça ou Perna de velha, na região norte, ou ainda peixe Boca de Gato no Maranhão, no Piauí e em Natal.

Sobre o habitat do peixe Papa Terra.

Com relação ao habitat do peixe papa terra podemos citar que este é um peixe que gosta de frequentar muito os estuários ou canais que são próximos das praias e canais de mangues onde caça seus alimentos. Entre seus alimentos temos pequenos crustáceos, camarões e também os alevinos.

O peixe papa terra costuma ser bastante confundido com a Corvina, mas em contrapartida possui um corpo mais comprido e a boca um pouco mais achatada, apresentando pinturas que lembram muito listras de seu dorso e não atingem mais do que 47 cm de comprimento.

O peixe papa terra possui ao final de sua nadadeira caudal a aba superior um pouco mais curta do que a sua aba inferior, formando assim um S, este que se distingue de vários outros tipos de peixe de seu mesmo gênero o Sciaenidae.

Dentre as melhores iscas para capturar este tipo de peixe podemos citar a minhoca de praia e os corruptos.

Este é um peixe comumente encontrado em aquários grandes e de águas salgadas, mas não é recomendado para criação convencional pois suas exigências são bastante distintas.