Peixes Exóticos e Corais Moles Para Aquários de Iniciantes

Quem opta por um aquário de água salgada, também terá a opção de colocar em seu interior corais moles. Esta tipologia de corais é bastante resistente e possui um custo bem abaixo dos duros. Mas é importante que tubos de luz sejam instalados no reservatório. Dois ou mais tubos de luz T8, duas ou mais T5S ou iluminação de iodetos metálicos. Além disso, é importante o fornecimento de fluxo de água moderado a forte, cerca de 10 vezes o volume do tanque por hora, mas isto deverá ser realizado através do sistema chamado powerheads (são bombas submersíveis universais).

Outra possibilidade são os pólipos estrela. De coloração verde brilhante que cresce em uma estrutura de coloração roxa, ele se espalha bem rapidamente através do reservatório. Muitos aquaristas costumam até mesmo colher este tipo de coral e revender, uma vez que a demanda costuma ser bem grande. Eles gostam de plânctons (uma espécie de invertebrados), necessitam de luz, ajudam a manter, inclusive os tanques livres de sujeiras.

Opções de peixes não faltam para serem escolhidos para aquários de quem está sendo iniciado na arte. Peixes –palhaços são bonitos, resistentes e comunitários. Podem viver em cativeiro – e hoje já são criados dessa forma, para que doenças ou propensões à morte sejam minimizadas. Castanheira também é outra possibilidade.  Este peixe é de custo bem baixo, e facilmente encontrado em lojas especializadas. São compatíveis com outras espécies de peixes, e também são comunitários. A alimentação é bastante variada, indo dos alimentos frescos aos flocos. O mesmo serve para o peixe palhaço.

Uma boa ideia é colocar junto a eles camarões limpadores. Eles possuem coloração que vai do branco ao vermelho. A ideia de colocar os camarões é que eles promovem um tipo de limpeza nos peixes. Eles sobrem nas costas dos peixes e removem parasitas e restos de peles, e, dessa forma, acabam mantendo o reservatório limpo.