Como Cuidar Dos Peixes do Seu Aquário

Ter peixes como animais de estimação é muito adequado, uma vez que passar horas observando o movimento suave dos peixes acalma muito a mente. Há diversos tipos de aquários, sendo que dentre eles os mais comuns são aquário de água doce, aquário plantado e aquário marinho (ou de água salgada).

 

Aquários ainda são altamente recomendados para que vivem em apartamentos pequenos, casas com pouco espaço, e que não quer um animal que faça barulho ou sujeira visível. Também são uma boa opção como animal para as crianças, uma vez que os pequenos vão aos poucos se tornando responsáveis pela sua atenção e cuidados necessários com os peixes.  Uma das espécies mais comum são os goldfish, os típicos peixes de cor laranja e branco. Mas, seja qual for o tipo de peixe que escolha para ter em casa, é importante saber quais são os cuidados básicos que devem ser realizados com a manutenção do aquário para que os peixes vivam com saúde e por muito tempo.

 

Primeiro passo para ter um aquário é conhecer as necessidades de cada espécie que irá viver no ambiente. Cada tipo de peixe possui uma necessidade diferente tanto de Ph de água, de temperatura, de luz e também nutricional.

 

Quem via ter um aquário simples, procure dar ração seca para os animais, no começo é mais fácil e peixes comem tudo (tudo mesmo) o que for colocado no aquário. Preocupe-se em alimentá-los de forma equilibrada, pouca comida, duas vezes ao dia. Procure fazê-lo sempre no mesmo horário.

 

É importante ainda ter cuidado com a limpeza da água. Aquários exigem uma manutenção semanal, em particular se forem os aquários de água doce e que abriguem determinados peixes. Kinguios, por exemplo, são peixes que fazem muita sujeira. O ideal é que a sifonagem da água seja feita uma vez por semana e que o aquário tenha um filtro externo, com capacidade adequada para limpeza e oxigenação da água.

 

Para a troca de água, faça uso de condicionador de água, coloque uma gota para cada litro de água que for substituída. Deixe água descansar pelo menos uma hora antes de fazer a reposição. Também verifique a temperatura e Ph da água para certificar-se de que são as mesmas que do aquário.

 

Use iluminação elétrica para o aquário, ela é a mais indicada para os peixes. O aquário ainda ganha no quesito beleza, pois fica muito mais bonito com iluminação artificial.