Peixes Ornamentais Para Aquário de Iniciantes

Para quem está enveredando pelo universo do aquariofilismo (ou aquarifilismo) – a prática de montar e cuidar de aquários e peixes -, precisa, antes de mais nada, colher o máximo de informações sobre os tipos de aquários existentes e quais são os cuidados necessários para cada um deles. A princípio é importante saber que os tipos de aquários, assim como os peixes, podem ser divididos em duas categorias – os aquários de água salgada e os de água doce.

Os aquários de água doce podem ser classificados como: plantado, tropical, ornamental e o comunitário. Este último, mais comumente encontrado e pode ser mais fácil de ser mantido.

Um aquário plantado é aquele cuja função básica é garantir o desenvolvimento de plantas aquáticas. Tanto é que, para se ter um tipo de aquário como este é importante conhecer como ele deve ser construído, antes de mais nada. O aquário plantado possui parâmetros e equipamentos fisio e químicos de água que estão exclusivamente voltados para o crescimento de certas plantas aquáticas.

O mesmo deverá ser feito em relação aos tipos de peixes que podem ou não ser colocados ou não nos vários tipos de aquários. É importante também considerar que, para iniciantes, não se deve trabalhar com todos os tipos de espécies de peixes, em particular os de água salgada. Isto se deve ao fato dos cuidados exigidos pelos variados tipos de peixinhos – nem sempre basta apenas trocar a água do aquário a cada mês, por comida e manter oxigenação adequada.

Uma boa opção de escolha de peixes para aquários de iniciantes são os peixes tropicais. Os da espécie dânio – pérola são levemente coloridos, alimentam-se de forma bastante variada, e, o melhor, toleram muito bem a água fria. O que para os iniciantes é uma vantagem, pois se houver algum engano quanto à temperatura da água, os peixes não irão morrer facilmente. Estes peixes são classificados como muito ativos, sociáveis. Vivem bem em grupos de seis ou mais exemplares. Mas precisam de um espaço relativo, pois precisam nadar para manterem-se ativos como são. E, gostam de nadar a partir do fluxo que é promovido através do filtro de água (este poderá ser externo e mecânico). Pacíficos, são classificados como comunitários.

Outros que podem ainda agradar àqueles que estão iniciando no universo do aquarismo são os peixes zebra e platy. Todos podem ser encontrados em lojas especializadas.